Convidados


Clique no nome do convidado e confira o minicurrículo:


Convidados Internacionais

CYNTHIA PETRONE-HUDOCK 
CYNTHIA PETRONE-HUDOCK
Cynthia Petrone-Hudock chega à New Frontier Data com mais de 12 anos de experiência em tecnologia da informação em saúde, ajudando os sistemas de saúde a alavancar a tecnologia que permite transformar o cuidado. Com a missão de melhorar a qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, reduzir o custo dos cuidados de saúde, seu portfólio inclui serviços de prontuário eletrônico, engajamento do paciente, medicina alternativa, interoperabilidade dos dados de saúde e saúde da população.

Como empreendedora, ela fundou sua própria empresa de consultoria em 2006 e uniu forças com a empresa de TI de saúde de médio porte como diretora de estratégia e presidente de serviços internacionais. Lá, ela era um membro da equipe de gerenciamento sênior que gerou um crescimento de 400% em 5 anos e, em 2017, vendeu com sucesso para uma empresa de tecnologia internacional de bilhões de dólares.
Anteriormente, Cynthia passou 17 anos no auge das instituições financeiras aprimorando suas habilidades em negócios de startups, turnaround e de alto crescimento. Ela possui um MBA da Universidade de Drexel, da Universidade de Delaware da BSBA e do curso de Psicologia da MS na WCU.



IRA PRICE 
IRA PRICE
Ira Price é professor clínico assistente na Divisão de Medicina de Emergência do Departamento de Medicina Interna da Universidade McMaster. Ele é membro do Royal College of Physicians e Surgeons treinados em Medicina de Emergência, com bolsa de estudos em medicina esportiva. Nos últimos sete anos, Ira se destaca na aplicação clínica de soluções naturais para a dor e terapêutica canabinoide. Sua dedicação e visão de futuro são reconhecidas no cenário nacional. Ele é um palestrante internacionalmente conhecido, responsável pela educação de inúmeros médicos e pacientes sobre o uso de canabinoides.



KARYEMAITRE H. ALIFFE 
KARYEMAITRE H. ALIFFE
O Dr. Karyemaitre Aliffe é cientista médico. Lecionou em Harvard e Stanford, sendo recebido em mais de 50 países como palestrante convidado, com falas para grupos comunitários e profissionais de todo o mundo.



MARIA FERNANDA ARBOLEDA 
MARIA FERNANDA ARBOLEDA
A Dra. Maria Fernanda Arboleda é formada pela Pontifícia Universidade Javeriana, localizada em Bogotá, Colômbia, onde recebeu seu diploma de médica. Mais tarde, ela obteve seu certificado de especialidade em Anestesia e em seguida, um diploma em Gestão da Dor e em Cuidados Paliativos da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), localizada na Cidade do México, México. A Dra. Arboleda também foi bolsista de anestesia espinhal no Centro de Saúde da Universidade McGill (MUHC) e, mais recentemente, completou o Pós-Doutorado em Apoio ao Câncer e Cannabis Médica, no Departamento de Oncologia da McGill University, e na Santé Cannabis, uma clínica especializada em cannabis no Canadá.

Atualmente, a Dra. Arboleda é a Diretora Médica da Khiron Life Sciences Corporate. Também é co-investigadora em vários projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos no Canadá, incluindo a implementação de um estudo de fase II sobre o uso de cápsulas de óleo de cannabis, dor crônica, bem como o primeiro estudo de fase III para o uso de cannabis inalado para melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com câncer avançado.



ORIT STOLAR 
ORIT STOLAR
Orit é Neurologista pediátrica, trabalhando desde 2009 como diretora clínica dos Serviços para a Primeira Infância no Centro de Autismo no Centro Médico Assaf Harofeh, Israel. O Centro de Autismo é um um projeto combinado do Centro Médico Assaf Harofeh e da ALUT (Associação Nacional Israelense para crianças com autismo). Dra. Stolar é diretora médica do Programa de Intervenção Precoce - "Alutaf". Estabeleceu e dirigiu uma clínica de transtorno alimentar multi-displaural para crianças com TEA (clínica ativa até 2015) e fundou uma clínica farmacológica no Centro de Autismo para crianças com TEA.



RAQUEL PEYRAUBE 
RAQUEL PEYRAUBE
Raquel Peyraube é médica uruguaia formada pela Faculdade de Medicina da Universidade da República e especialista em Endocanabinologia e Farmácia. Ela é a fundadora e atual presidente da Sociedade Uruguaia de Endocanabinologia (SUEN). Ao longo de sua carreira, envolveu-se em treinamento, prevenção, tratamento e redução de danos relacionados a drogas, incluindo desenvolvimentos teóricos e metodológicos inovadores com ênfase em questões éticas, que lhe renderam reconhecimento por sua atuação. Em seu país, foi membro do Conselho Nacional de Drogas (SND) e do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA) do Uruguai. Participou ativamente da elaboração da lei que regulamenta a cannabis em seu país. Atualmente, também é consultora científica de formuladores de políticas em diferentes países. Ela projetou e dirigiu o Curso Internacional de Cannabis e Endocanabinologia Médica para médicos, enfermeiros e farmacêuticos endossados ​​pelo IACM e os protocolou para serem implementados em diferentes jurisdições. Peyraube é pesquisador da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de la República no Uruguai e membro do grupo de especialistas que trabalham nas recomendações de saúde pública para a regulação da cannabis coordenada pelo Instituto Neill da Universidade de Georgetown, Washington DC, e o Escritório de Washington para a América Latina (WOLA). Ela é membro da diretoria da Associação Internacional de Medicamentos Cannabinoides (IACM) e membro da International Cannabinoids Research Society. Também é professora ativa em muitas universidades e eventos governamentais. Atualmente, dedica-se à prática clínica de endocanabinologia, pesquisa, educação médica e aconselhamento sobre a reforma das políticas de drogas para modelos mais eficientes, pragmáticos e baseados na ciência e na ética da saúde pública, particularmente nos modelos de regulação da Cannabis.

RAUL ELIZALDE 
RAUL ELIZALDE
Dr. Raul Elizalde Garza - advogado formado pela Universidade de Monterrey, no México. Sua filha, Grace, tornou-se a primeira paciente a importar legalmente produtos à base de cannabis para o país, graças a uma ordem judicial. Fundador da ONG “Por Grace”, já ajudou mais de mil mexicanos a obter acesso legal a produtos de cannabis. Atua como Presidente da HempMeds América Latina.

SHAY AVRAHAM SARID 
SHAY AVRAHAM SARID
Shay é um dos fundadores de Seàch (2005), responsável por R&D, Biz Dev e regulação. Desenvolver soluções e métodos agrícolas para o campo da cannabis. Shay serviu como presidente da mesa de plantadores de cannabis medicinal em Israel. Ele é responsável pelo trabalho em andamento com o regulador, instituições governamentais relacionadas, equipes parceiras de lobby, relações públicas e status legal da mesa. Shay também está envolvido no campo de desenvolvimento de software e suprimentos médicos por mais de 20 anos. Nos últimos 10 anos, ele é o CEO e proprietário de uma empresa de software chamada Hinbit Development, desenvolvendo produtos de software e hardware para o setor de defesa e negócios, um dos mais recentes desenvolvimentos da Hinbit é o sistema operacional para o míssil Iron Dome. Shay também está envolvido como inventor em patentes desenvolvidas por empresas que trabalham com Seàch.

YOSSI BORNSTEIN 
YOSSI BORNSTEIN
Yossi é Presidente e CEO do Shizim Group e Presidente Fundador do Cann10, grupo líder de serviços biomédicos de Israel. Durante os últimos 30 anos, Bornstein desempenhou papéis importantes na indústria biomédica de Israel. Foi Gerente Geral da Bristol-Myers Squibb (Israel), até 1992. Fundou posteriormente a Pharmateam Ltd., uma empresa israelense especializada com sucesso na representação de empresas farmacêuticas internacionais como a 3M Health Care, a GD Searle, Shire, Medimmune, United Therapeutics, Forest Laboratories, Goldshield e outros. Atuou como presidente do Comitê de Biotecnologia da USISTC (Comissão de Ciência e Tecnologia Estados Unidos-Israel) e também como consultor da USISTF (Fundação de Ciência e Tecnologia Estados Unidos-Israel). Através dessas organizações, iniciou, fundou e liderou vários projetos nacionais importantes para a indústria da ciência da vida de Israel e para o Estado de Israel. Yossi é membro do Comitê no Life Science Forum do IPCC - a Câmara de Comércio Israelense-Palestina, e também atuou como membro do Conselho Consultivo - Indústria da Ciência da Vida, Instituto de Cooperação Internacional e Exportação de Israel.




Convidados Nacionais

ANDREA GALLASSI 
ANDREA GALLASSI
Terapeuta Ocupacional pela PUC-Campinas (2000), mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 2006 e 2010, respectivamente.) e pós-doutora pelo Centro de Dependência Química e Saúde Mental (Centre for Addiction & Mental Health) da Universidade de Toronto, Canadá (2014). Professora Adjunta IV de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da UnB. Esteve cedida por dois anos (2010 a 2012) para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça do Brasil, como Coordenadora-Geral de Capacitação. Foi consultora técnica da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde do Brasil (06/2012 a 12/2012), colaborando com a execução das ações do Programa Crack, É Possível Vencer. É coordenadora-geral do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas (CRR/FCE/UnB) da UnB. Tem mais de 20 artigos científicos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros que versam sobre o tema álcool e outras drogas, além de experiência clínica na área de saúde mental e saúde pública, com ênfase em intervenção psicossocial para pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas e políticas de álcool e outras drogas incluindo grupos específicos, como menores de idade em conflito com a lei.


ANDRÉ COUTINHO 
ANDRÉ COUTINHO
Socio diretor de estratégia e crescimento da Indeov, empresa que oferece acesso e monitoramento terapêutico para a cannabis medicinal. Atua há 21 anos pela Symnetics como agente de inovação e transformação em parceria com diversas organizações. Professor dos programas executivos da Fia, Bsp e Fiap. Autor de livros sendo o último Design Estratégico - Direções Criativas para um Mundo em Transformação (editora Altabooks).


ANTONIO CARLOS BUZAID 
ANTONIO CARLOS BUZAID
O Dr. Antonio C Buzaid graduou-se pela Universidade de São Paulo onde recebeu o prêmio Fundação Rockfeller de Melhor Aluno de Cadeiras Básicas. Realizou um Fellowship em Hematologia e Oncologia na Universidade do Arizona onde foi laureado com o prêmio Eleanor B Connel de melhor fellow. Logo após foi Professor Assistente da Universidade de Yale e Diretor Médico do Centro de Melanoma e Co-Diretor do Centro de Câncer de Pulmão desta Universidade por 4 anos. A seguir, foi Professor Associado do Hospital MD Anderson Cancer Center e Diretor Médico do Centro Multidisciplinar de Melanoma e Câncer de Pele por 5 anos. No MDACC, foi laureado com o prêmio de Teacher of the Year. Em 1998 criou, conjuntamente com o Dr Raul Cutait e Frederico costa, o Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanes. De 1998 a 2010 foi Diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanes. Em 2011 tornou-se Diretor Médico Geral do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes da Beneficencia Portuguesa de São Paulo e em Novembro de 2015 tornou-se Membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia Dayan-Daycoval do Hospital Israelita Albert Einstein.


CAMILA DALE 
CAMILA DALE
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (1999) Mestre (2002) e Doutora em Ciências (2006) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Pós doutora pelo Laboratório de Farmacologia do Institut National de la Sante et la Recherche Medicale em Toulouse na França e pelo Laboratório de Comunicação Celular da USP. Atualmente trabalha como Professora no Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, com ênfase na Neuromodulação da Dor.


CAMILA MILAGRES MACEDO PEREIRA 
CAMILA MILAGRES MACEDO PEREIRA
Camila Milagres Macedo Pereira é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, com formação em dezembro de 2011, tem experiência em medicina translacional pela McGill University e está em especialização na American Academy of Pediatric Special Needs. Tem experiência e interesse na área de génetica molecular, genética de populações, farmacogenética, bioquímica e imunologia. Mestranda em genética de populações no ICB-UFMG - atualmente faz parte da linha de pesquisa de farmacogenética do Prof Marcelo Luizon. Atuou ainda no INCT-MM, medicina molecular, sob orientação da Dra. Luciana Bastos. Tem especial interesse em farmacogenética, balanço REDOX, via metabólica de metilação e seus impactos na imunorregulação e neuroquímica/neuroinflamação, especialmente aplicada aos transtornos neuropsiquiátricos da infância e adolescência.


CAMILA TEIXEIRA 
CAMILA TEIXEIRA
Empreendedora Social, trabalha com cannabis medicinal desde 2014. Com experiência nos EUA e no Brasil, vem dedicando os últimos anos na missão de levar alívio terapêutico à pacientes crônicos, conectando pacientes, médicos à produtores internacionais. Com o compromisso de impactar positivamente a vida das pessoas a partir da terapia canabinoide, contribui ativamente com a expansão do ecossistema da cannabis no Brasil, apoiando projetos de impacto no país.


CARLOS BLOCH 
CARLOS BLOCH
Possui graduação em Ciências Biológicas (BSc. Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília, mestrado em Ciências Biológicas (MSc. Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília e doutorado (PhD) Doctor of Phylosophy - Science Falculties - University of Durham, e pós-doutorado em Físico-Química de Macromoléculas na UCL - University College London. Foi professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) e professor visitante do Chemistry Department - Glasgow University (Reino Unido). Atualmente é pesquisador A da EMBRAPA Recursos Genético e Biotecnologia (CENARGEN). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, Espectrometria de Massa, Desenho de moléculas, Ressonância Mangnética Nuclear de proteínas. Atualmente é líder do Laboratório de Espectrometria de Massa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.


CARLOS PARADA 
CARLOS PARADA
Graduado pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou seu mestrado e doutoramento em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp em 1992 e 1998, respectivamente. Realizou estágio de doutoramento no INSERM-França, onde trabalhou com eletrofisiologia do sistema trigeminal. Fez pós-doutoramento na Faculdade de Medicina de Ribeirão-Preto - USP com o prof. Dr. Sergio H Ferreira e no NIH-Pain Center em São Francisco, Estados Unidos com o prof. Dr. Jon D. Levine. Trabalhou como pesquisador na Universidade da Califórnia, São Francisco entre 2001 e 2003. Foi professor concursado no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo entre 2004 e 2007. Atualmente é professor associado no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Sua principal linha de pesquisa é sobre a neurobiologia da dor.


CAROLINA NOCETTI 
CAROLINA NOCETTI
Médica, sempre interessada no potencial terapêutico de compostos naturais, iniciou suas atividades na Amazônia estudando extratos de frutos da região. Já nos EUA, estendeu sua pesquisa à cannabis utilizada para fins medicinais conhecendo os principais centros produtores no Colorado e na Califórnia. Tem expertise de 4 anos em P&D na área da cannabis e inovação em saúde. Coordena a ABMedCAN, primeira plataforma EAD destinada a médicos no Brasil, para divulgação de conhecimento científico ligado ao potencial terapêutico da cannabis.


CECÍLIA HEDIN PEREIRA 
CECÍLIA HEDIN PEREIRA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte de seus estudos no Brain and Cognitive Department no Massachusetts Institute of Technology. Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É neurocientista com experiência em desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso, atuando principalmente nos temas neurogênese, oligodendrogênese, desenvolvimento de circuitos neurais e desenvolvimento do córtex cerebral. Exerceu a função de vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) no triênio 2009-2011 e de Presidente da entidade (2011-2014). Atualmente é Especialista da Fiocruz na área de Neurociência.


CLAUDIA TAMBELI 
CLAUDIA TAMBELI
Graduada pela Universidade Estadual de Campinas, possui mestrado em Fisiologia e Biofísica e doutoramento em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Toronto, Canadá, sob a orientação do Prof. Dr. Barry Sessle e estágio e Pós-Doutoramento no NIH Pain Center da Universidade da Califórnia em São Francisco sob a supervisão do Prof. Dr. Jon D Levine. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, bolsista produtividade do CNPq pela Área de Fisiologia, nível 1C, e é credenciada como Professora Plena no Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Funcional (conceito CAPES 6) do IB-UNICAMP. Tem experiência científica na área de Neurobiologia da Dor e da Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacologia da dor, Mecanismos endógenos de modulação da dor, Mecanismos moleculares da dor e inflamação, dimorfismo sexual na dor, inflamação e na ação de analgésicos e anti-inflamatórios. É autor do livro Fisiologia Oral e de 3 capítulos de livros internacionais na área de dor.


DARTIU XAVIER DA SILVEIRA FILHO 
DARTIU XAVIER DA SILVEIRA FILHO
Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, possui mestrado e doutorado em Psiquiatria na Universidade Federal de São Paulo. Foi consultor do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Drogas (Senad - Ministério da Justiça). Foi membro da American Psychiatry Association, da International Association for Analytical Psychology, além de pesquisador-colaborador da University of California (UCLA). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas (ABRAMD). Atualmente é professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo, tendo experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, Psicologia e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência de álcool e drogas (incluindo redução de danos); depressão; transtorno de déficit de atenção; transtornos do controle dos impulsos; comorbidades psiquiátricas; psicometria (envolvendo adaptação e validação de instrumentos diagnósticos); psicanálise (psicologia analítica); neuropsiquiatria; neurobiologia, revisão sistemática e metanálise. Atua ainda como médico psiquiatra em consultório particular e Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFEPS/EPM)


DONIZETTI LOURO 
DONIZETTI LOURO
Matemático. Professor, Pesquisador e Consultor Executivo em inovação, tecnologias em ensino e aprendizagem, computação cognitiva, metodologias disruptivas e didática. Divide seu tempo em dois mundos: acadêmico e negócios. Pesquisador do GAESI/USP (Universidade de São Paulo), Brasil. CEO da Lauris Co. e Presidente do IMATech – Educação e Pesquisa. Professor Orientador da Laureate International Universities em São Paulo.


DORI GOREN 
DORI GOREN
Dori Goren chegou ao Brasil como Cônsul Geral de Israel em São Paulo. Desde 2014, Dori era o Coordenador responsável pelo Brasil no Departamento da América Latina e Caribe, no Ministério de Relações Exteriores, em Israel. Dori já esteve no Brasil em sua primeira missão diplomática, em 1987, como segundo Secretário na Embaixada de Israel em Brasília. O diplomata ainda foi, por cinco anos, de 2009 a 2014, Embaixador de Israel no Uruguai. Na América Latina, ele ainda foi Ministro Conselheiro da Embaixada de Israel em Buenos Aires, na Argentina, de 2000 a 2005, e Primeiro Secretário na Embaixada de Israel em La Paz, na Bolívia, de 1988 a 1990. Entre suas outras missões no Ministério de Relações Exteriores em Israel estão o cargo de Conselheiro do Departamento de Organizações Internacionais, de 1999 a 2000, e Primeiro Secretário do Departamento da América Central, de 1997 a 1999. Dori ainda foi Conselheiro de Diplomacia Pública na Embaixada de Israel em Paris, na França, de 1992 a 1997. Dori estudou História e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém, Diplomacia no Ministério de Relações Exteriores e fez mestrado em Ciência Política e História da América Latina com a tese "O processo de democratização no Brasil, 1973-1985". Em 2016, fez mestrado em Ciência Política e Segurança na Faculdade de Segurança Nacional e na Universidade de Haifa, onde escreveu a tese "O Irã como uma estratégica estrada incompleta: energia, transportes, drogas".


ELISALDO CARLINI 
ELISALDO CARLINI
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo e mestrado em Psicofarmacologia - Yale University. Atualmente é da Universidade Federal de São Paulo, membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems (7º Mandato) - World Health Organization (WHO), ex-membro do International Narcotic Control Board (INCB), eleito pelo Conselho Econômico Social das Nações Unidas, parecerista do Phytotherapy Research e Journal of Ethnopharmacology, coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico Científico da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, levantamentos epidemiológicos, plantas medicinais, psicofarmacovigilância. Orientador de Mestrado e Doutorado do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP.


ELIZABETH HATCHUEL 
ELIZABETH HATCHUEL
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e Sociais do ITR- UFRRJ no núcleo de Mercados. Possui experiência internacional em marketing estratégico na área da saúde, tendo participado do lançamento de produtos voltados às doenças do sistema nervoso central. Atualmente pesquisa o campo das Indicações Geográficas.


EMER SUAVINHO FERRO 
EMER SUAVINHO FERRO
Professor Titular de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, foi pesquisador associado de centros como o de Neurobiologia Estrutural, Escola de Medicina Mount Sinai e pesquisador associado de Farmacologia Molecular na faculdade de Medicina Albert Einstein. Realizou seu mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela Escola Paulista de Medicina, São Paulo. É autor de 85 manuscritos e já foi citado em mais de 2000 vezes.


FABRÍCIO MOREIRA 
FABRÍCIO MOREIRA
Graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou seu mestrado e o doutorado em Farmacologia, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Foi agraciado com uma bolsa de post-doc pela Alexander von Humboldt Foundation (Alemanha), tendo trabalhado na Johannes Gutenberg Universität, Mainz. Trabalhou como pesquisador visitante no Center for Regenerative Therapies – Dresden e no Max Planck Institute of Psychiatry - Munique. Trabalhou, como pesquisador visitante no Department of Psychology, University of Cambridge. Desde Agosto de 2008 é Professor no Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG.


FABRÍCIO PAMPLONA 
FABRÍCIO PAMPLONA
Farmacêutico, Doutor em Psicofarmacologia, Pesquisador Visitante do Instituto Max Planck de Psiquiatria. Experiência de 15 anos como pesquisador na área de canabinoides. Palestrante em diversos eventos internacionais. Premiado pelas sociedades brasileiras de Farmacologia (SBFTE) e Neurociências (SBNEC).


FELIPE SANTOS JERONIMO DA COSTA 
FELIPE SANTOS JERONIMO DA COSTA
Pesquisador e professor formado pela Universidade de Brasília (UnB). Químico com experiência em análises laboratoriais com ênfase em análise instrumental e pesquisa na área de extração e processamento de canabinóides.


FRANCISCO GUIMARÃES 
FRANCISCO GUIMARÃES
Francisco é professor titular do Departamento de Farmacologia, FMRP, USP, e iniciou sua formação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Fez sua residência em Medicina Interna, no HC-UFRGS. Doutor em Farmacologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, fez seu pós-doutorado no Department of Neuroscience and Psychiarty, University of Manchester.


GILBERTO CASTRO 
GILBERTO CASTRO
Gilberto Castro - ativista, jardineiro e paciente. Portador de esclerose múltipla, faz uso de cannabis há 19 anos - tendo conquistado autorização para o plantio em Abril/2018. Colabora com a associação paulistana Cultive e é caso de estudo de equipe multidisciplinar da UNIFESP / Instituto ITHC.


HAYNE FELIPE DA SILVA

HILTON OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO 
HILTON OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO
Graduado em biomedicina e medicina , mestre e doutor em clinica medica- farmacologia clínica. Atua há 20 anos em, P&D , pesquisa clinica, medicina translacional e drug safety . Experiência em gestão de departamento médico de indústrias farmacêuticas, consultoria estratégica em registro de medicamentos , pesquisa clinica , inovação e implantação e auditoria em Farmacovigilancia e gestão de risco . Atua em diversos programas de aceleração de startups , como mentor.


JOÃO RICARDO LACERDA DE MENEZES 
JOÃO RICARDO LACERDA DE MENEZES
Professor Associado no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Médico (1987) pela UFRJ, Mestrado (1991) e Doutorado (1996), pelo Instituto de Biofísica UFRJ. Pós-Doutorado (2005) no MGH/Harvard Medical School. 28 anos dedicados ao estudo da neurogênese no cérebro neonatal e do adulto. Palestrante sobre a interação entre a ciência e a política de drogas; Membro da Abracannabis, SBEC e Participante da Marcha da Maconha RJ


JULIANA PAOLINELLI NOVAES 
JULIANA PAOLINELLI NOVAES
Paciente em tratamento canábico há 13 anos para controle de dor neuropática. Ativista pela regulamentação e democratização de acesso à cannabis medicinal no Brasil. Participante do documentário “Ilegal – A vida não espera” (2014), foi a primeira brasileira a conseguir na justiça o direito de usar e importar THC,o que contribuiu para o avanço da discussão para além do CBD. Coordenação e acolhimento na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal - ama+me


JULITA LEMGRUBER 
JULITA LEMGRUBER
Mestre em Sociologia. Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes. Ex-diretora geral do sistema penitenciário e ex-ouvidora de polícia do estado do Rio de Janeiro. Membro do conselho do International Drug Policy Consortium.


JUNIOR GIBELLI 
JUNIOR GIBELLI
Com ampla experiência internacional, passou por instituições como HMS, University of Chicago, UCF, UNESP, MSF e American Psychiatric Association. Atua há mais de 20 anos nos campos clínicos e de pesquisa com ênfase em estudos sobre o sistema endocanabinoide e o papel terapêutico de fito-canabinoides para patologias diversas. Atualmente é o diretor de assuntos médicos da HempMeds Brasil.


LEANDRO CRUZ RAMIRES DA SILVA 
LEANDRO CRUZ RAMIRES DA SILVA
Graduado em medicina na Faculdade de Medicina UFMG - 1989, cirurgião geral oncológico, mastologista preceptor de residência médica do Hospital das Clínicas da UFMG, mestre em saúde da mulher na área de concentração de patologia mamária e câncer de mama. Prescritor de cannabis medicinal, para uso compassivo, desde 2014. Diretor da ABMedCAN e presidente da AMA+ME Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal


LUIZ FERNANDO FONSECA 
LUIZ FERNANDO FONSECA
Preceptor da residência Médica de Neurologia Infantil do Hospital Infantil João Paulo II - FHEMIG - Belo Horizonte - Ex-presidente da Abrepe - Autor de três livros - Neurologia infantil - Neurologia Infantil do Hospital Mother Day - Belo Horizonte


LUZIA DA SILVA SAMPAIO 
LUZIA DA SILVA SAMPAIO
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de janeiro - UFRJ, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, IBCCF/UFRJ. Atualmente desenvolve trabalhos como Pós-doutora no IBCCF/UFRJ, com os temas: Caracterização do sistema endocanabinoide na terapia celular para o tratamento da lesão renal aguda causada por isquemia e reperfusão; Interação dos sistemas endocanabinoide e dopaminérgico no neurodesenvolvimento da retina de aves.


MARGARETE BRITO 
MARGARETE BRITO
Margarete Brito, advogada com especialização em responsabilidade social e terceiro setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2013 tomou conhecimento do uso medicinal da cannabis, através das necessidades da filha e se tornou uma importante ativista no campo da cannabis medicinal no Brasil, hoje é líder executiva da APEPI – Apoio a Pesquisa e Pacientes de Cannabis . Sua história foi relatada no Documentário “Ilegal – A vida não espera” e pelos seus trabalhos e transformações sociais recebeu importantes prêmios como Poder Awards - Women in Poder – “Poder Architects of Change Award” em 2015 e prêmio Lions Humanitário em 2018 . Foi a primeira brasileira a ter um salvo conduto para realizar o cultivo individual e domiciliar de cannabis.


MARIA ANGELA MEIRELES 
MARIA ANGELA MEIRELES
Docente há mais de 3 décadas na Universidade de Campinas (UNICAMP), a Dra. Meireles iniciou sua jornada no ensino superior após a conclusão do seu PhD em engenharia química em Iowa State University, EUA. Começando como professora assistente na escola de engenharia de alimentos em 1983, tornou-se professora titular em 2001. Maria Angela supervisionou 48 teses de doutoramento, 30 dissertações de mestrado, e aproximadamente 72 projetos de pesquisa de graduação; coordenou projetos de intercâmbio científico entre a UNICAMP e universidades europeias na França, Alemanha, Holanda e Espanha. Atuou como chefe do departamento, como coordenadora-associado de graduação em engenharia de alimentos, e como diretora associado no Centro de Pesquisa Química, Biológica e Agrícola Pluridisciplinary. A trajetória profissional da Dra. Meireles levou-a a atuar como Coordenadora da área de Ciência de Alimentos da CAPES entre 2014 e 2018. Ela é sócia e diretora inovadora da empresa Bioativos Naturais, Ltda. Foi vice-presidente da SBCTA e Editora associada do periódico Food Science and Technology (Campinas). Desde 2011 é a Editora Chefe do periódico Food and Public Health e a partir de janeiro de 2018 é a Editora Chefe do periódico The Open Food Science Journal. Desde agosto de 2016, após sua aposentadoria aderiu ao Termo de Professor Colaborador da FEA/UNICAMP sendo docente do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos.


MAURÍCIO SULLIVAN BALHE GUEDES 
MAURÍCIO SULLIVAN BALHE GUEDES
Mestrando em Teoria Constitucional do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Advogado Constitucionalista.


MOACIR CUKIERMAN 
MOACIR CUKIERMAN
Advogado aposentado, em tratamento de dor crônica há 12 anos e em tratamento canabico há 6 meses.


NORBERTO FISCHER 
NORBERTO FISCHER
Pai da Anny, primeira brasileira autorizada judicialmente a importar um derivado da canabis para uso medicinal, ativista social pelo direito à saúde com projeção internacional. Está intimamente ligado à causa de facilitar o acesso ao canabidiol a mais famílias brasileiras, participando de debates com autoridades desde 2013. É hoje o Diretor de Relações Institucionais da Hempmeds Brasil.


PAULA DALL STELLA 
PAULA DALL STELLA
Paula Dall Stella, MD. Graduada em radiologia / ultrassonografia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em 2010. Coordenadora do Encontro de Cannabis Medicinal da Snola 2016. Membro da International Cannabinoid Research Society. Membro da Associação Internacional de Cannabis como Medicina.


RENATO FILEV 
RENATO FILEV
Paulistano, Renato é pesquisador, doutor em neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Investiga o sistema canabinoide e a sua relação com mecanismos neurobiológicos e comportamentais no uso problemático de substâncias, sobretudo de álcool e cocaína. Juntamente com o Prof. Dartiu Xavier da Silveira participa das atividades do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD) onde atualmente desenvolve seu estudo de pós-doutorado pelo departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Desenvolve atividades de pesquisador colaborador do CEBRID - Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas. Ativista e redutor de danos é Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP), do Coletivo DAR - Desentorpecendo a Razão e do Grupo Maconhabrás. É conselheiro regional do Latin America Network Research in Drug Addiction (LARNEDA)


RENATO MALCHER-LOPES 
RENATO MALCHER-LOPES
Bacharel em ciências biológicas pela Universidade de Brasília, onde também concluiu seu mestrado em Biologia Molecular. É doutor em Neurociências pela Tulane University (Nova Orleans, EUA). Durante seu doutorado, descobriu a interação não-genômica entre os hormônios glicocorticóides e leptina no controle da síntese de endocanabinóides e de seus efeitos sinápticos no hipotálamo, na regulação da homeostase e na resposta ao estresse. Em sua pesquisa, aborda de forma geral a regulação recíproca entre o sistema endocanabinóide e hormônios envolvidos no controle do metabolismo, do apetite, da resposta imune, das inflamações, da cognição, emoção e adaptação ao estresse. Seus artigos no tema possuem mais de 940 citações em periódicos científicos (Scopus, author: Malcher-Lopes). Também fez, na qualidade de pós-doutor, especialização em neurofisiologia celular na École polytechnique fédérale de Lausanne (Suiça) e em Bioquímica Analítica no Laboratório de Espectrometria de Massa do Centro de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa (Brasília). É autor do livro Maconha, Cérebro e Saúde (Vieira & Lent, 2007), escrito com a colaboração do neurocientista Sidarta Ribeiro. Foi Presidente do Primeiro Congresso Internacional Sobre Drogas, Lei, Saúde e Sociedade, realizado em 2013 em Brasília. Atualmente é professor e pesquisador no Laboratório de Neurobiologia e Comportamento da UnB e membro do International Centre for Science in Drug Policy - ICSDP. Tem experiência na área de neurofisiologia (com ênfase em neuro-endocrinologia), bioquímica e biologia molecular, atuando principalmente com controle hormonal da atividade neuronal; controle neuro-endócrino da homeostase energética (apetite, metabolismo e saciedade), balanço de fluidos e adaptação ao estresse; controle hormonal de endocanabinóides e seus efeitos sinápticos no hipotálamo (interação dos efeitos não-genômicos de glicocorticóides e leptina no controle da biossíntese e secreção de endocanabinóides) e sinalização inter e intracelular.


RICARDO AUGUSTO DE MELO REIS 
RICARDO AUGUSTO DE MELO REIS
Ricardo A. De Melo Reis é Professor Associado e Pesquisador do CNPq PQ2, atua no Laboratório de Neuroquímica e Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (UnB) possui mestrado e doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutor pela Universidade de Oxford e Universidade de Coimbra. Possui interesse no papel dos canabinóides no sistema nervoso central e periférico, imagiologia de cálcio e sinalização em circuitos neuron-gliais


RICARDO FERREIRA 
RICARDO FERREIRA
Médico especializado em cirurgia da coluna e manejo da dor, com Mestrado em clínica cirúrgica e MBA executivo em gestão da Saúde. Prescritor de Cannabis como medicamento para dor a mais de 3 anos. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna, Membro da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, fundador e atual Coordenador da Sociedade Brasileira para Estudo da Cannabis (SBEC).


RICARDO REMER 
RICARDO REMER
Engenheiro Químico, Mestre em Biologia Celular e Molecular, MBA em Propriedade Intelectual, MBA em Gestão Empresarial. Professor nas Pós-graduações em Gestão de Inovação na Unicamp e no Instituto Butantan.


RODRIGO MESQUITA 
RODRIGO MESQUITA
Advogado, mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília com experiência em pesquisa empírica sobre movimentos sociais e reforma da política de drogas. Membro fundador da REFORMA - Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, foi também representante do Conselho Federal da OAB no Conselho Nacional de Política de Drogas e no Conselho Nacional da Juventude na cadeira de Segurança Pública e Direitos Humanos.


RUBENS WAJNSZTEJN 
RUBENS WAJNSZTEJN
Formado e especializado em Neurologia infantil pela USP-SP. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-SP e Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC onde atua até hoje como coordenador de cursos de pós-graduação. Diretor da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil – SBNI, desde 2012, ocupando a presidência no biênio 2016-2017.


TARSO ARAUJO 
TARSO ARAUJO
Tarso Araujo Silva formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Ufrj/RJ), desde 2002. Iniciou no Jornalismo como repórter de Geral do portal Globo.com (RJ), onde permaneceu até 2003. Durante esse período também escreveu para as publicações da Editora Globo nas áreas de Esportes, Ciência e Saúde, entre outros temas. No período passou a pesquisar e a escrever reportagens sobre o assunto das drogas lícitas e ilícitas em geral, assunto no qual se especializou. Em 2004, trabalhou na revista Contigo!, do grupo Abril (SP), atuando na reportagem do Colunismo Social e Entretenimento por cerca de um ano. Entre 2005 e 2008, foi repórter freelancer na Abril e escreveu para as revistas Superinteressante, Mundo Estranho, Placar e Vip, entre outras. Em seguida ingressou na Folha de S.Paulo (SP), onde foi repórter do caderno Folhateen; na passagem pelo veículo também colaborou com outras editorias do jornal. Dedicou à redação e edição do livro Almanaque das Drogas (LeYa, 2011), que trata de forma clara e descomplicada o lado bom e o lado ruim do uso dessas substâncias e desmistifica o tema que causa tanta polêmica No mesmo período lançou o site Almanaque das Drogas, no qual atua como editor e responde a dúvidas dos internautas. Por meio do site, também organiza palestras, debates e dinâmicas sobre informação de drogas e redução de danos, um projeto realizado em parceria com o Ateliê Clínico Educativo Crianceria de São Paulo (SP). Em 2012 ingressou na revista Galileu, publicação da Editora Globo (SP) onde trabalha como editor. Considerado especialista em drogas em geral, suas reportagens sobre o tema lhe renderam os prêmios Esso de Criação Gráfica 2008, com o trabalho Cigarro e álcool na adolescência, publicado no jornal Folha de S.Paulo, em parceria com outros colegas da redação; e o Abril de Jornalismo 2009, na categoria Matéria Completa/Esporte, com a reportagem Um craque fora do ar, sobre a relação de Walter Casagrande com as drogas e sua internação para o tratamento da dependência química.


TATIANA RAQUELE PELIZAN 
TATIANA RAQUELE PELIZAN
Paciente com diagnóstico de distrofia fácio-escápulo-umeral, doença genética, progressiva e rara, atinge caracteristicamente os músculos da face, da cintura escapular e da cintura pélvica. Não existe tratamento específico. Os sintomas de fadiga e dor crônica acentuaram-se nos últimos 4 anos, sendo que o uso de opioides, relaxantes musculares e anti-inflamatórios não são indicados. Uso de canabidiol há 7 meses. Analista Legislativa - Engenheira Civil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (2005 - ). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais USP (2004), Engenheira Civil UFSM (2001), Especialista em Iluminação e Design de Interiores IPOG (2015).


THIAGO BRASIL SILVÉRIO 
THIAGO BRASIL SILVÉRIO
Especialista em vigilância sanitária - Especialista em regulação e vigilância sanitária na Gerência de Produtos Controlados da ANVISA desde 2005. - Coordenador da Coordenação de Comércio e Controle Especial de Produtos Controlados desde 2016.


VINICIUS BARBOSA 
VINICIUS BARBOSA
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Residência em Psiquiatria no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira em Campinas, Ex-estagiário do Serviço de Urgência e Emergência Psiquiátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP, Ex-estagiário do Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de Ville-Evrard na França e Membro do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (LEIPSI) - UNICAMP


VIRGÍNIA MARTINS CARVALHO 
VIRGÍNIA MARTINS CARVALHO
Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Mestre e Doutora em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela FCF-USP em parceria com o IML-SP. Pós-doutorado em Toxicologia Experimental pela FMVZ-USP. Especialista em Docência em Saúde pela UFRGS. Experiência em análises toxicológicas e avaliação de toxicidade. Coordena o projeto "Farmacannabis" que visa suporte farmacêutico integral aos pacientes em tratamento com cannabis, atuando principalmente no apoio à produção e análise de extratos de cannabis e atenção farmacêutica. Grantee do Instituto Serrapilheira.




Convidados

Realização
Gerenciamento
Agência de Turismo

Apoio

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Patrocínio